Luzes de Navegação: O que é um pontinho verde no oceano?
Texto: Sergio Caetano
Imagens: Royal Yachting Association
- O que é um pontinho verde no oceano?
- Um barco a vela visto por boreste
- E um pontinho vermelho?
- Um veleiro visto por bombordo.
- E com um pontinho branco em cima?
- Ai vira um barco a motor
Brincadeira de criança?
Que nada. O esquema de luzes de navegação é incrivelmente simples e eficiente e aos marujos só resta uma atitude a tomar: seguí-lo ao pé da letra.
O objetivo deste artigo é mostar aos marujos de esporte e recreio a maneira correta de ter e utilizar suas luzes de navegação. Vamos portanto nos ater às mais comuns. Caso a intençâo fosse instruir para o exame de Mestre Amador seria necessário dizer, entre muitas outras coisas, que um caça minas possui três luzes verde.
As luzes de bordo são verde e vermelha (encarnada), respectivamente: BORESTE(lado direito) e BOMBORDO(lado esquerdo), uma boa forma para não esquecermos, basta lembrarmos do nosso CORAÇÃO. Fica aí uma ótima dica.
Seja qual for a embarcação, as luzes devem obedecer ao seguinte padrão de angulação:
A luz de boreste é verde e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a boreste. A luz de bombordo é encarnada e é avistada desde a proa da embarcação até 112,5º a bombordo. A luz de alcançado é branca e é avistada pela popa num setor de 135º. A luz de mastro (motoração) é branca e é avistada pela proa num setor de 225º.
Um veleiro quando estiver impulsionado pela suas velas, isto é velejando, DEVE exibir as luzes de bordo (boreste, bombordo) e alcançado, na altura do convés.
Um veleiro quando estiver impulsionado pela suas velas, isto é velejando, PODE exibir uma lampada tricolor (boreste, bombordo e alcançado) no topo do mastro, nesse caso DEVE apagar as luzes do convés.
Uma embarcação impulsionada pelo motor deve exibir, além das luzes de bordo, a luz de motoração.
Um veleiro quando impulsionado pelo motor deve cumprir todas as exigências de um barco a motor, assim, DEVE exibir a luz de motoração ACIMA das luzes de bordo e alcançado.
NUNCA acenda a luz de motoração abaixo da tricolor do topo do mastro. Isso não está de acordo com o RIPEAM - Regulamento para Evitar Abalroamento no Mar. Os veleiros que possuem apenas a tricolor no topo do mastro, estão em desacordo com o regulamento e podem ter problemas quando em águas aonde a fiscalização é mais eficaz.
Uma embarcação a motor com mais de 50 metros DEVE exibir, além das luzes de bordo e alcançado, duas luzes de mastro, sendo a de vante mais baixa que a de ré. Em alto mar um navio é facilmente reconhecido pelas suas luzes de bordo e mastro.
As embarcações engajadas na pesca de arrasto devem exibir, por sobre as luzes de bordo e alcançado, duas luzes circulares (360º) dispostas em linha vertical sendo a superior verde e a inferior branca. Os barcos pesqueiros que não são de arrasto, devem exibir, por sobre as luzes de bordo e alcançado, duas luzes circulares (360º) dispostas em linha vertical sendo a superior encarnada (vermelha) e a inferior branca. Os barcos pesqueiros costuma se agrupar em torno dos cardumes e formam um complicado padrão de luzes dificilmente compreendido, mesmo para marujos experientes. A pergunta que fica é:
- O que são centenas de luzes verdes, brancas e vermelhas desenhando uma coreografia de balé moderno em pleno mar?
- Um grupo de traineiras sobre um cardume de sardinhas. A única atitude a tomar é passar o mais distante possível.
Sergio Caetano, formado em geologia, é skipper profissional, proprietário e instrutor da Ilhavela - Escola de Vela Oceânica. Para mais informações veja: www.ilhavela.com.br
5 comentários:
Muito bom ! Tá de parabéns ! Estou acompanhando e vendo as informações do site, parabéns mais uma vez pela iniciativa.
Obrigado pelas dicas amigo. Estou me convencendo que posso vir a ser um marujo de final de semana.
Obrigado pela ajuda..
Muito obrigado pelas informações!
Muito bom gostei de prá tirar algo de bom 😃
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