NAVEGAR É PRECISO! Destaques

Seja bem-vindo. Hoje é

Não Perca tempo, continue preparando-se para a realização dos Exames! Se encontrar alguma dificuldade ou dúvida deixe seu comentário aqui que publicaremos a resposta aqui no site. Bons Estudos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Seis náufragos são resgatados após passarem três dias à deriva no litoral paraibano.

6cc1f46cc7093cdcd4f18905cd1b3cc7.jpg

Seis pessoas foram resgatadas na manhã deste sábado (6), na Praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba, após terem passado três noites à deriva em alto-mar. Eles sobreviveram a uma explosão de um barco pesqueiro que vinha do Rio Grande do Norte com destino ao Recife (PE). Segundo a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na quarta-feira (3) e outros três tripulantes ainda não foram localizados. Equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e PRF sobrevoam o litoral paraibano para tentar encontrá-los.

O primeiro homem foi resgatado pelo dono de uma pousada na Praia de Tambaba. Muito debilitado, Ramiro Freire Cacho Junior, de 31 anos, teria contado ao empresário que estava em um barco pesqueiro com outras oito pessoas quando a embarcação explodiu no litoral paraibano. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realiza buscas no mar, enquanto uma equipe da PRF dá suporte com um helicóptero aeromédico equipado para resgastes.
Segundo a inspetora Keilla Melo, da PRF, os pescadores resgatados estão sendo conduzidos ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Eles estão muito debilitados e com queimaduras no corpo, provocadas pela explosão. Segundo o boletim médico emitido pelo hospital, cinco homens deram entrada na unidade e o estado de saúde de todos eles é considerado regular.
A Capitania dos Portos da Paraíba informou que está apurando as condições do incidente e que não se pronunciará oficialmente por enquanto. A embarcação que explodiu foi a Horizonte 2 e, segundo informações colhidas pelo Corpo de Bombeiros, pertencia à empresa pernambucana Pronaval. 

Avião de passageiros é desviado da rota para localizar barco à deriva no Pacífico Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/10/17/aviao-de-passageiros-e-desviado-da-rota-para-localizar-barco-a-deriva-no-pacifico.

     Barco, com um único ocupante, foi encontrado a cerca de 500 quilômetros a leste de Sydney, na Austrália


Um avião de passageiros que viajava entre o Canadá e a Austrália ajudou a localizar um veleiro à deriva no Oceano Pacífico com a ajuda de binóculos emprestados por um passageiro. O Boeing 777 da Air Canada, que saiu de Vancouver com destino a Sydney, fez um desvio de 400 quilômetros de sua rota original a pedido da Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA, na sigla em inglês) após um farol de emergência ser avistado no Mar da Tasmânia, entre a Austrália e a Nova Zelândia. Os pilotos também reduziram a altitude da aeronave a 1.800 metros para ajudar na localização visual do barco. A altitude de cruzeiro de um voo de longa distância é de 11 mil metros. O barco, com um único ocupante, foi encontrado cerca de 500 quilômetros a leste de Sydney. O navegador havia deixado a área de Sydney havia duas semanas e estava à deriva por cerca de uma semana após perder seu mastro e ficar sem combustível. Resgate Segundo a AMSA, o aviso luminoso de emergência do barco foi avistado por volta das 8h15 de terça-feira (16), 18h15 de segunda-feira (15) em Brasília. O voo com 270 passageiros e 18 tripulantes a bordo, que já durava 12 horas e estava próximo ao seu destino, foi então desviado em busca do barco. Segundo um porta-voz da Air Canada, a aeronave pousou com 90 minutos de atraso em Sydney. "Estamos realmente satisfeitos de poder ter ajudado", afirmou o porta-voz Peter Fitzpatrick ao jornal canadense The Globe and Mail. Posteriormente, um avião da Air New Zealand que viajava entre Auckland e Sydney também foi desviado, antes da chegada de uma aeronave de resgate australiana que lançou um bote salva-vidas e um telefone por satélite para o navegador à deriva. Um navio mercante também protegeu o barco dos fortes ventos até a chegada de uma embarcação de resgate. Localização remota Um porta-voz da AMSA afirmou à rede Australian Broadcasting Corporation (ABC) que a ajuda dos aviões de passageiros foi necessária por causa da localização remota do veleiro. "A localização do sinal de emergência estava dentro da rota de voo, então precisávamos avaliar a situação, e o Boeing 777 era o mais próximo do local", afirmou o porta-voz Jo Meehan. Segundo as autoridades, o navegador foi resgatado com segurança e passa bem.

domingo, 14 de outubro de 2012

INCÊNDIO EM EMBARCAÇÃO NO RIO.


Agentes da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros tentavam controlar o fogo; não há risco de explosão.

A Capitania dos Portos do Rio investigará as causas do incêndio que atingiu uma embarcação na Baía de Guanabara, no Rio, na manhã deste sábado. A draga --embarcação utilizada para retirar sedimentos do fundo do mar-- estava fundeada na baía, próximo ao Cais do Caju, zona portuária do Rio. O incêndio começou por volta de 8h e foi controlado às 12h. Não houve feridos. De acordo com a Capitania dos Portos, no momento do acidente havia seis tripulantes na embarcação, que não sofreram ferimentos. Uma espessa coluna de fumaça chamou a atenção de quem passava pela ponte Rio-Niterói durante a manhã. O fogo foi controlado por três embarcações do Corpo de Bombeiros e outras quatro de uma empresa privada. A embarcação, chamada Mersey Marine, pertenceia à empresa Bandeirantes Dragagem. Parte de sua estrutura superior foi destruída. Segundo a Capitania dos Portos, não houve derramamento de óleo no mar. O inquérito deve ficar pronto em 90 dias.


Agentes da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros tentavam controlar o fogo; não há risco de explosão

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

METEOROLOGIA BÁSICA


Quem navega deve estar sempre atualizado quanto ao tempo, será que vai virar, vai chover ou continuará assim este sol lindo e este mar de almirante.
O certo é você antes de sair ao mar entrar em contato com um bom serviço de meteorologia e se informar a respeito, porem caso tenha esquecido, a solução é ter sempre a bordo no seu barco uma estação meteorológica.
Nada mais é do que ter um barômetro e um termômetro no seu painel, funciona assim, barômetro alto e temperatura alta ótimo o tempo permanecerá bom; faça leituras de hora em hora, se o barômetro baixar, atenção, comece a fazer leituras de meia em meia hora, se a temperatura baixar também, é hora de se preparar para ir embora, confira então de 15 em 15 minutos, se a situação continuar assim está confirmado a mudança de tempo para pior, você terá então umas 5 horas para voltar para sua marina ou para um local mais perto e seguro, não se esqueça, navegue porem habilitado e com segurança.

NOVIDADES PARA QUEM TEM OU VAI COMPRAR UM JET.


Atenção, leiam com bastante atenção as alterações que  ocorreram a partir de 2 de julho para navegar com Jet ski, são informações muito importantes e ditas pelo Capitão dos Portos do  Estado de São Paulo.

Fonte: Revista Náutica que como sempre nos ajuda muito quanto a navegação.




ATESTADO MÉDICO PARA TIRAR HABILITAÇÃO

Na NORMAM-03/DPC MOD 17 – 0504 Procedimentos para habilitação, rege que os candidatos poderão apresentar junto as CP-DL -AG, em vez dos atestado médico tradicional, sua Carteira Nacional de Habilitação  ( CNH ) estando a mesma dentro da validade. Em caso dúvida sobre a capacidade que possa restringir a segurança na condução de uma embarcação, deverá ser apresentado um laudo médico circunstanciado sobre as condições físicas do interessado.